domingo, 4 de novembro de 2012

Aula - 3/11/12

Parábola

Fizemos a circunferencia com raio de 1.5 e o afastamento entre as linhas foi de 2 unidades



Depois para fazer as tangentes foram utilizadas linhas e uma circuferencia auxiliar para conseguir um angulo, com o command "Midpoint" desse mesmo angulo e o extremo da tangente.
Com o "Mirror" obtem-se uma repetição, depois basta utilizar o "Fillet" para acrescentar as tangentes até ao cruzamento no "xline horizontal"




Construimos uma layer para os pontos auxiliares e depois utilizamos o comando "Spline". De seguida com o "endpoint" na intersecção da extremidade de acima e de abaixo da linha horizontal obtemos a parábola.



Construindo outra layer para uma segunda parábola vermelha





Copiando a primeira parábola depois movendo para o lado e com o comando "Trim" conseguimos limitar a nossa zona de trabalho com o auxilio de uma circunferencia



Passando para outro modo de visualização utilizamos o comando "3dorbit" e atraves do "Revsurf" conseguimos construir superficies de revolução



Construção de um dado

Coordenadas -1,-1,1 marcamos o primeiro ponto para depois utilizar o comando "Box" com as coordenadas 0,0 e as outras com 10,10,10.



Depois temos de usar umas linhas auxiliares amarelas utilizando o "xline" com um afastamento de 2.5 e para isso usa-se o "offset" que permite a repetição da linha seleccionada. Um total de 4 linhas horizontais e 4 linhas verticais.


As contruções das esferas com 1 de raio são feitas apartir do "sphere" e com a ajuda das linhas auxiliares anteriormente criadas.





Aprendemos a ver outros pontos de vista simultaneamente atraves do "Vports"







Na continuação do dado basta atribuir a cada face do cubo o numero de esferas respectivas conseguidas atraves da malha das linhas auxiliares.
Atraves do "Align" permite deslocar as linhas auziliares de plano






Para facilitar o manuseamento com as esferas utilizamos o "Union" e ficam logo todas seleccionadas automaticamente entre si.
Depois a ideia é retirar o que não está dentro do cubo em relação ás esferas, para isso utiliza-se o "Subtract".







Sem comentários:

Enviar um comentário